segunda-feira, 18 de abril de 2011

Protocolo de Montreal

O Protocolo de Montreal sobre substâncias que empobrecem a camada de ozônio é um tratado internacional em que os países signatários se comprometem a substituir as substâncias que se demonstrou estarem reagindo com o ozônio (O3) na parte superior da estratosfera (conhecida como ozonosfera). O tratado esteve aberto para adesões a partir de 16 de Setembro de 1987 e entrou em vigor em 1 de Janeiro de 1989. Ele teve adesão de 150 países e foi revisado em 1990, 1992, 1995, 1997 e 1999. Devido à essa grande adesão mundial, Kofi Annan disse sobre ele: "Talvez seja o mais bem sucedido acordo internacional de todos os tempos…"
Em 1987 as nações mundiais inauguraram o tratado de Montreal que passou a regular a produção e o consumo de produtos destruidores da camada de ozônio. A principal meta foi acabar com o uso dos 15 tipos de CFC que eram as fontes de destruição do O3.
Foi então comandado estudo para achar uma nova forma de substituir o produto destruidor por um que não tem malefícios.Neste tratado foi estipulado dez anos para que os países se adequassem a eliminar o uso desse produto clorado. Foi então proposto o uso do que hoje se usa: butano e o propano , e apresentam uma boa aceitação das indústrias.É importante evidenciar que o Protocolo de Montreal requer mudanças tecnológicas, sem interferir no modelo econômico de muitos países, e isso faz dele um Protocolo bem sucedido.




Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Protocolo_de_Montreal
http://www.youtube.com/watch?v=Ygb2mzjoMvs

Nenhum comentário:

Postar um comentário