segunda-feira, 18 de abril de 2011

Os PCBs

Bifenil policlorados, em geral conhecidos por PCB (do inglês polychlorinated biphenyl), são uma classe de compostos químicos, obtidos a partir do bifenilo, substituindo 1 a 10 hidrogênios por cloro formando 209 congêneres possíveis.
Os PCBs tendem a acumular-se ao longo da cadeia trófica. Presentes em pequenas quantidades nos organismos microscópicos, em maior quantidades nos peixes de que deles se alimentam até atingirem valores muito elevados nos mamíferos que dos peixes se alimentam, tal como os homens.
Elevadas concentrações de PCBs provocam irritações cutâneas nos adultos mas é nas crianças que os efeitos são mais graves. Estudos apontam para valores de QI mais baixos e menor capacidade de memorização.
PCBs são misturas de um produto sintético com uma estrutura química similar. PCBs podem variar entre líquidos, oleosos, waxy (sólidos semelhantes a uma cera). Devido à sua propriedade não inflamável, estabilidade química, elevado ponto de ebulição e isolamento elétrico, PCBs são utilizados em centenas de aplicações industriais e comerciais, incluindo eletricidade, transferência de calor e equipamentos hidráulicos; como plastificantes em tintas, plásticos e produtos de borracha; em pigmentos, papéis e muitas outras aplicações.
A produção mundial total foi estimada em 1,5 milhões de toneladas. Mais de 600 mil de toneladas de PCBs foram fabricadas nos EUA, seu maior produtor, antes do encerramento da produção em 1977. A Europa produziu mais de 450.000 toneladas até 1984. Não se sabe a produção total, porque a produção de fábricas na Polônia, Alemanha Oriental e Áustria produziram quantidades desconhecidas do produto.



Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bifenilpoliclorado
http://www.youtube.com/watch?v=Ygb2mzjoMvs

Nenhum comentário:

Postar um comentário