domingo, 17 de abril de 2011

Biografia de Frank Sherwood Rowland



Frank Sherwood Rowland é um químico norte-americano que tem feito um trabalho inovador na camada de ozônio.

Rowland nasceu em Delaware, Ohio, em 1927. Ele passou um tempo na Marinha e, em seguida, recebeu um diploma de bacharel em Química pela Ohio Wesleyan University. De lá, ele seguiu para a Universidade de Chicago e ganhou títulos de mestrado e doutorado. Rowland, em seguida, ensinou química na Universidade de Princeton e ambos da Universidade de Kansas.

Rowland esteve envolvido em vários projectos de investigação química, incluindo testes de níveis de mercúrio dos peixes. Ele também tem feito um trabalho para o Internacional de Energia Atômica da Administração e dos Estados Unidos Comissão de Energia Atômica.

Além disso, Rowland conduziu extensas pesquisas sobre os clorofluorcarbonos (CFCs), que foram descobertos na atmosfera em 1973. Ele achou que eles estavam se misturando com o ozônio e empobrecem a camada de ozônio em si. Rowland apontam para que este esgotamento de ozônio pode causar grandes mudanças no clima e aumentar consideravelmente o risco de câncer de pele.

No início, poucos acreditavam idéias Rowland. Até agora, porém, essas idéias são amplamente aceitas como verdade. De fato, grandes indústrias e outras organizações têm se envolvido na tentativa de eliminar os CFCs.

Rowland é membro de várias organizações científicas. Ele também foi presidente do departamento de química da Universidade da Califórnia em Irvine.



Fonte: http://library.thinkquest.org/26026/People/frank_sherwood_rowland.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário