segunda-feira, 18 de abril de 2011

Cloro em Pesticidas

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA),declarou que o cloro é um pesticida, pois o único objetivo é matar os organismos vivos. Quando consumimos água da rede contendo cloro, ele não mata somente as bactérias, mas também destrói células e tecidos dentro do nosso corpo.
Alguns compostos orgânicos de cloro são empregados como pesticida, como, por exemplo, o hexaclorobenzeno ( HCB) , o para-diclorodifeniltricloroetano (DDT), o toxafeno e outros.
Hexaclorobenzeno, ou HCB é um composto químico sintético, de fórmula C6Cl6, que se apresenta na forma de um sólido cristalino branco.
Caracteriza-se pela sua alta toxicidade, é extremamente estável e por isso persistente no meio ambiente e apresenta significativa bioacumulação.
É um subproduto da fabricação de vários solventes clorados, pesticidas e de outros processos que envolvem o cloro. É encontrado como contaminante em diversos pesticidas e é liberado durante a queima da resíduos urbanos feita de maneira inadequada.
O DDT (sigla de Dicloro-Difenil-Tricloroetano) é o primeiro pesticida moderno, tendo sido largamente usado após a Segunda Guerra Mundial para o combate aos mosquitos causadores da malária e do tifo. Sintetizado em 1874, suas propriedades inseticidas contra vários tipos de artrópodes só foram descobertas em 1939 pelo químico suíço Paul Hermann Müller, que, por essa descoberta,recebeu o Prêmio Nobel de Medicina de 1948.
O pesticida é sintetizado pela reação entre o cloral e o clorobenzeno, usando-se o ácido sulfúrico como catalisador. O estado químico do DDT é sólido em condições de temperatura entre 0° a 40 °C. É insolúvel em água, mas solúvel em compostos orgânicos como a gordura e o óleo e tem um odor suave.
Trata-se de inseticida barato e altamente eficiente a curto prazo, mas a longo prazo tem efeitos prejudiciais à saúde humana, como demonstrou a bióloga norte-americana Rachel Carson, em seu livro Primavera Silenciosa. De acordo com Carson, o DDT pode ocasionar câncer em seres humanos e interfere com a vida animal, causando, por exemplo, o aumento de mortalidade entre os pássaros.,



Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cloro
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hexaclorobenzeno
http://pt.wikipedia.org/wiki/DDT
http://www.youtube.com/watch?v=zlbBd0bGtFs

Nenhum comentário:

Postar um comentário